Gestão de Mudança: o Caminho para a Reinvenção 🧭
- Guilherme Silva

- 19 de mar. de 2021
- 4 min de leitura
Vivemos tempos desafiadores para gestores de negócios.
É a hora de atualizar conceitos e se readaptar às novas dinâmicas do mercado.
A Gestão de Mudança dá o tom da abordagem que a empresa adotará para enfrentar os riscos advindos dos novos tempos e, assim como todo processo de gestão, deve ser muito bem planejada e conduzida.
Pensando nisso, quais são as etapas centrais que determinam o sucesso ou fracasso na condução de tal iniciativa dentro do seu negócio?
Elencamos cada uma das 5 principais fases, fazendo um breve descritivo do que são e de sua importância em um desafio tão grande na jornada de uma organização e de suas equipes. Etapa 1. Visão
Gestão de Mudança começa através da visão

O primeiro passo para conduzir um processo de mudança é definir o que será ajustado e, no mínimo, uma ideia preliminar do resultado desejado. A liderança da empresa deve capitanear esta etapa inicial. A visão, aqui, não precisa ser imediatamente detalhada, pois passará por novos ajustes junto aos insights e contribuições dos profissionais-chave de cada área envolvida.
Dentre inúmeras possibilidades, a mudança pode ser conduzida como um grande projeto na fusão de dois negócios diferentes, em uma importante transformação cultural, ou para a sustentação de um crescimento acelerado. Assim, nesta primeira etapa, já ficam claros dois pontos que serão determinantes em momentos de transição: o comprometimento com a visão construída e o alinhamento entre as equipes.
Etapa 2. Mudança Gradual
A mudança deve ser conduzida de maneira gradual

Ainda que a mudança desejada possa ser mais complexa, as metodologias adotadas devem ser, preferencialmente, mais simples, com processos de transição gradual e sistemática. Isto permite que a compreensão seja mais ampla dentro da organização.
Além disso, a definição de frentes de trabalho e líderes com responsabilidades e objetivos pontuais facilita o acompanhamento dos resultados, e a fluidez do projeto como um todo.
Etapa 3. Envolvimento
O envolvimento de todos dará o tom do sucesso da mudança

Após serem bem definidas as propostas de Visão e Mudança Gradual, é fundamental aprofundar o Envolvimento de todos os colaboradores. E como isso ocorre de maneira mais efetiva? Através da média gerência - gerentes e coordenadores de equipes, que transmitem com objetividade as orientações deste novo momento de desafios. Neste momento, abordar a visão inicial com fidelidade é muito importante para garantir que os núcleos de operação compreendam as motivações e os resultados esperados. Por exemplo, no caso de uma transição cultural, serão os operadores da linha de frente que transmitirão esta nova fase do negócio junto a seus clientes. Sua postura, linguagem e forma de encaminhar soluções são indicativos disto. Portanto, ainda que a relação seja indireta, o impacto de falhas nesta etapa é sentido por consumidores, e pode gerar riscos financeiros e de reputação ao negócio.
Etapa 4. Comunicação
Conduzir a comunicação com clareza aos níveis operacionais

A partir da Visão (1), a alta gerência dá o pontapé inicial no desafio de transição. A mentalidade de Mudança Gradual (2), com um planejamento que prioriza a simplicidade, promove o Envolvimento (3) de coordenadores e gerentes: a média-gerência.
A responsabilidade da média-gerência, neste ponto, passa a ser criar uma ponte entre visão e equipe operacional, garantindo fidelidade ao que foi proposto inicialmente. A Comunicação efetiva se baseia em facilitar o fluxo de orientações e informações por todos os núcleos produtivos. Dentre as formas mais utilizadas, encontros presenciais regulares - como small meetings e huddles - e sistemas de comunicação interna - ou intranet* - agem em favor da participação de todos.
Ao promover a interação de indivíduos e de seus respectivos times, o que se percebe é um grande movimento conjunto em direção ao objetivo principal. Isto dá muita força para que a transformação seja de grande êxito.
Etapa 5. Amadurecimento
Buscar o equilíbrio dentro dos prazos de execução

Última etapa central na condução de processos de Gestão da Mudança, a fase de Amadurecimento requer um alto jogo de cintura e, ao mesmo tempo, de muito foco por parte dos principais responsáveis pela transição. Os prazos de execução devem ser respeitados ao máximo, considerando-se que envolvem inúmeros núcleos diferentes do negócio, e que qualquer deslize pode inclusive comprometer operações fundamentais. Imagine o seguinte exemplo: se não respeitado o prazo correto para a alteração de um sistema interno de tecnologia da informação, este pode acarretar um problema sério junto à equipe de relacionamento, que por sua vez fica fora do ar e incomunicável com os clientes. Assim, quanto maior o tempo para resolver esta falha dentro do projeto, maiores os riscos financeiros e de reputação da marca. Seus clientes estarão sem resposta e ficarão muito provavelmente frustrados com seu atendimento. Portanto, aqui toda a experiência dos gestores é colocada à prova, pois terão de utilizar não somente sua capacidade técnica, mas também o feeling de compreender os momentos mais apropriados para as chamadas “viradas de chave” seguintes da transição.
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Neste artigo, buscamos descrever, de maneira breve, as 5 etapas centrais da Gestão de Mudança nos negócios: Visão, Mudança Gradual, Envolvimento, Comunicação e Amadurecimento.
Seja você um gestor experiente ou iniciante, empreendedor ou colaborador de uma equipe vivendo um novo processo de transição, é importante que tenha em mente que, invariavelmente, viverá estes estágios em algum momento.
E, se precisar de apoio na condução de tal desafio, saiba que pode contar conosco!
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